A Bahia tem lugares deslumbrantes com praias e paisagens conhecidas por todos como a Chapada Diamantina, Porto Seguro e sua capital, Salvador. Mas o que poucos sabem é que, por ser um dos maiores estados do Brasil, existem muitas regiões deslumbrantes ainda pouco exploradas.
Se tem um paraíso ainda escondido de grande parte dos turistas que chegam à Península de Maraú, por exemplo, certamente é a Praia de Algodões com uma longa faixa de areia, formação de piscinas naturais, mar transparente, cercada por coqueiros e quase desabitada. Vale dizer que a Praia de Algodões sofre bastante influência da maré, o que faz com que ela mude muito ao longo do dia. Na maré baixa, reina o mar calmo e piscinas naturais em meio aos arrecifes. Na maré alta, as ondas mais agitadas tomam conta da faixa de areia e dão mais emoção ao mar.
Aos que buscam fugir do clima praia, pode escolher entre as diversas cachoeiras que também fazem parte do turismo baiano. Com cerca de 20 mil habitantes, Ibicoara é o município que abriga duas atrações turísticas imperdíveis na Chapada Diamantina: a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha. Ele está localizado a 240 km de Lençóis, 78 km de Mucugê e 555 km de Salvador.
Voltando às paisagens praianas, próximo a Morro de São Paulo – uma das regiões mais visitadas da Bahia –, fica a praia Garapuá. Assim que chega na região, já se vislumbra uma linda vista pela grande faixa de areia da praia em forma de ferradura. São dois quilômetros rodeados por coqueiros e trechos preservados da Mata Atlântica. O mar é calmo com águas cristalinas e dependendo da maré, ali se forma lindas piscinas naturais.