As Cataratas do Iguaçu é o maior conjunto de quedas de água, em extensão, do mundo. É visitada por milhões de turistas todo ano, sendo uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Elas estão localizadas na cidade de Foz do Iguaçu (PR/Brasil), na fronteira com a cidade de Puerto Iguazú (Argentina).
São 275 saltos dos mais variados tamanhos, sendo o maior deles com 80 metros de altura, chamado Garganta do Diabo. Em média são 1.500m3 de água por segundo de vazão. O formato das cataratas é como uma ferradura, isso proporciona uma vista panorâmica e única pelo lado brasileiro.
As Cataratas do Iguaçu recebe esse nome pelo fato de estar no Rio Iguaçu, que é a fronteira do Brasil e Argentina na região. Pode-se visitar as cataratas pelos dois lados da fronteira, que oferecem aos turistas toda uma infraestrutura como passarelas, mirantes, lanchonetes, restaurantes, banheiros e lojas.
Além das quedas em si, o local tem ao seu redor uma enorme área verde com uma rica fauna e flora para apreciar, pois as cataratas estão localizadas dentro de uma das últimas reservas de Mata Atlântica, o Parque Nacional do Iguaçu (P.N. Iguazú na Argentina) com seus 185 mil hectares do lado brasileiro e mais 65 mil hectares do lado argentino.
Do lado brasileiro, o passeio começa pelo Centro de Recepção de Visitantes (CV) onde os turistas encontram as bilheterias para comprar os ingressos. É desse local a saída dos ônibus panorâmicos que conduzem os visitantes pelo interior do Parque Nacional até o início das passarelas de onde se observa uma das mais belas paisagens do mundo – As Cataratas do Iguaçu.
Funcionamento:
- Diariamente das 9h às 16h podendo sofrer alterações em datas especiais.
- De 08h30 às 16h aos fins de semana.
Políticas de idade e descontos:
- Brasileiros de 2 a 11 anos e acima de 60 anos têm descontos. Consulte.
- Não há descontos para estudantes/professores doadores de sangue ou deficientes físicos (PCD), refugiados, RNE temporário.
Detalhes deste passeio:
- Neste valor está incluso taxa de conveniência R$ 4,00 por ingresso.
- Sobre os estrangeiros- Os estrangeiros que possuem residência definitiva no Brasil (RNE Permanente) podem pagar com os descontos destinados aos brasileiros, inclusive, sendo maiores de 60 anos, poderão adquirir o ingresso de idoso. Para tanto, deverão ter em mãos, documentos que comprovem esta situação: RNE, Protocolo + documento com foto, e devem constar como categoria permanente.
Caso ainda sejam temporários, estudantes e refugiados devem adquirir o ingresso integral.
- CPF, carteira de trabalho não configuram permanência no Brasil.