A Ilha da Madeira é o lugar ideal para quem busca tranquilidade e paisagens naturais deslumbrantes, além do que, suas atrações turísticas saem do óbvio de tudo que se vê na Europa. A ilha pertence ao país de Portugal e foi considerada por anos consecutivos pelo Word Travel Awards, um dos melhores destinos do mundo.
De origem vulcânica, a ilha possui montanhas, vales e penhascos cobertos pela exuberante vegetação laurissilva – nome dado a um tipo de floresta composta por árvores da família das lauráceas. Essa floresta, inclusive, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
E o destaque da ilha não fica por conta apenas de seus cenários naturais e paradisíacos, não. A gastronomia saborosa com pratos típicos, seus vinhos premiados e hotéis luxuosos cativam turistas de todo o mundo.
A Ilha da Madeira tem esse nome porque ela é a ilha principal do Arquipélago da Madeira, que conta também com a Ilha de Porto Santo e diversas ilhas e ilhotas divididas em dois grupos: Desertas e Selvagens. A Ilha da Madeira tem cerca de tem cerca de 270 mil habitantes, dos quais 100 mil vivem na capital das ilhas, a cidade do Funchal – parada obrigatória para quem gosta de conhecer cidades históricas, contemplar a arquitetura de igrejas, praças e visitar museus.
Como chegar
A Ilha da Madeira é um território português localizado em meio ao Oceano Atlântico, por isso não existem vias terrestres que fazem a ligação ao continente. Gosta de cruzeiros? Essa é uma forma de chegar à ilha: a bordo de um barco, atracando no Porto do Funchal. A Ilha da Madeira costuma receber um grande número de cruzeiros durante o ano.
Também é possível chegar à ilha via capitais europeias por meio do Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, localizado a 20 minutos do centro do Funchal. Se estiver passeando por Lisboa, por exemplo, o voo direto a partir da capital de Portugal tem apenas uma hora e meia de duração. A pista do aeroporto já é um atrativo turístico arquitetônico porque fica suspensa por pilares sobre o mar.
O que fazer
– Contemplar a vista de um mirante: por ser montanhosa, a ilha conta com muitos pontos de altitude elevada espalhados por seu território, garantindo vistas inesquecíveis.
– Caminhar pelas levadas: os antigos canais de irrigação são chamados de levadas e estão por toda a ilha. Foram construídos pelos colonizadores há mais de quatro séculos para levar água de norte a sul.
– Passear de barco e ver golfinhos e baleias: a região é lar de diversas espécies de golfinhos e baleias. Nos passeios de barco, é possível avistar os animais em seu habitat natural.
– Conhecer plantas e flores exóticas: por conta da localização privilegiada, que oferece um clima de primavera o ano todo, a ilha é um lugar excelente para o cultivo de diversas plantas.
– Subir os mais altos picos da Madeira: para os mais aventureiros, as trilhas são deslumbrantes. Uma das opções mais populares é o Pico do Areeiro, no interior da ilha, que fica a 1.818 metros de altitude.