Um país histórico e repleto de paisagens paradisíacas é um dos melhores destinos de turismo do mundo
Sob qualquer ângulo que se analise a Grécia, seu povo e sua cultura, o resultado será um superlativo. Banhado por alguns dos mares mais famosos da Europa e da Ásia – Jônico, Mediterrâneo, Mirtóico e Egeu, entre outros –, pontuados por ilhas fantásticas, é um país de belezas naturais quase incontáveis.
O deslumbre invade também o continente, onde as montanhas do Peloponeso, as rochas de Meteora e outros cartões-postais completam o pacote, como as badaladas praias de Mykonos. Descubra os vestígios de Péricles e o apogeu da cultura grega em Atenas, as origens dos Jogos Olímpicos em Olímpia e se encante com as cúpulas azuis e paisagens vertiginosas de Santorini. Encontre as pegadas das antigas civilizações que construíram, ao longo de milênios, um patrimônio arquitetônico, filosófico e cultural cujo valor não pode ser medido.
Para conhecer um pouco dessa história não deixe de passar pela Creta dos minotauros e a Delos dos deuses. E os mesmos gregos que há 3 ou 4 mil anos já falavam em democracia e elaboravam uma rica mitologia são os que hoje recebem com seu notório calor os turistas. Para isso não deixe de mergulhar também na apetitosa culinária da península e suas ilhas, que vai da clássica salada horiatiki a incríveis pratos com frutos do mar. Isso tudo é claro arrematado com o azeite de veneráveis oliveiras, o vinho de Baco e um bom cálice do destilado ouzo para brindar.
Pontos turísticos
Santorini – é uma das ilhas gregas banhadas pelo Mar Egeu. Sua paisagem é resultado de uma erupção vulcânica que devastou a ilha no século 16 a.C. As famosas casas brancas, das cidades de Fira e Oia, ficam nas encostas acima da Caldeira de Santorini, vulcão extinto e fonte termal. Santorini é considerado um dos destinos mais românticos do mundo, além de ser um verdadeiro paraíso culinário.
Atenas – é uma cidade contemporânea e a capital da Grécia. Ainda é dominada por monumentos históricos que datam do século V a.C., como a Acrópole, uma cidadela no topo de uma montanha que abriga construções antigas, como o Templo de Partenon. O Museu da Acrópole e o Museu Arqueológico Nacional preservam esculturas, vasos e joias, além de outras relíquias da Grécia Antiga.
Mykonos – é uma ilha que faz parte do arquipélago Cíclades no mar Egeu. É o paraíso para os baladeiros de plantão: praias como Paradise e Super Paradise têm bares agitados, com muita música alta. Grandes baladas trazem DJs famosos de todo o mundo para comandar a festa até o amanhecer.
Melhor época
A melhor época para ir a Grécia é no fim da primavera ou no começo do outono na Grécia. Nesta época o número de turistas é menor, os preços desabam e as temperaturas são agradáveis. Ainda assim, a Grécia é um destino para visitar em qualquer época do ano.
Durante o verão na Grécia você encontrará temperaturas altas e poucas chuvas. Entretanto, as praias e ilhas ficam lotadas de turistas do mundo todo e por isso os preços costumam ser os mais altos do ano.